Sinais de Operação

s GIRAR Com o braço estendido, apontar com o dedo na direção do giro da lança.
s-02 ELEVAR A LANÇA E BAIXAR A CARGA Com o braço estendido, o polegar apontando para cima, flexionar os dedos para dentro e para fora, enquanto for desejado o movimento da carga.
s-03 ABAIXAR A LANÇA E ELEVAR A CARGA Com o braço estendido, o polegar apontando para baixo, flexionar os dedos para dentro e para fora, enquanto for desejado o movimento da carga.

s-04 DESLOCAR-SE Com o braço estendido para frente, a mão aberta e Levemente erguida, fazer o movimento de empurrar na direção do deslocamento.

s-05EXTENDER LANÇA  (Guindastes Telescópicos) Ambos os punhos em frente ao corpo com os polegares apontando para fora.
s-06
RETRAIR LANÇA  (Guindastes Telescópicos)
Ambos os punhos em frente ao corpo com os polegares apontando um para o outro.
s-07 DESLOCAR-SE (ambas as esteiras) Usar ambos os punhos na frente do corpo, fazendo um movimento circular de um em redor do outro, indicando a direção do deslocamento; para frente ou para trás.
s-08 DESLOCAR-SE (uma esteira) Travar a esteira no lado indicado pelo punho levantando.Deslocar a outra esteira na direção indicada pelo movimento circular  Do outro punho, girando verticalmente na frente do corpo.
s-09 PARADA DE EMERGÊNCIA Com o braço estendido, a palma da mão para baixo, mova a  mão rapidamente,para a direita e para a esquerda.
s-10 TRAVAR TUDO Unir as mãos em frente do corpo.
s-11 MOVER LENTAMENTE Use uma mão para dar qualquer sinal de movimento e colocar a outra mão sem movimento na frente da mão dando o sinal de movimento. (Elevar lentamente, mostrado como exemplo).
s-11 ELEVAR Com o braço na vertical, O indicador apontando para cima,Mova a mão em pequenos círculos horizontais.

ABAIXAR Com o braço estendido  para abaixo, o indicador apontando  para baixo, mova a mão em Pequenos círculos horizontais.

USAR O GUINCHO PRINCIPAL Bata primeiro na cabeça; depois use os sinais regulares